A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
Objetivos:
Problematizar o processo da Abolição da Escravatura no Brasil, refletindo sobre a resistência. Apresentar e problematizar Lei Áurea, e como ficou a vida dos recém-libertos.
Conteúdos: Brasil Império; Abolição da escravatura.
Ano: 5º
Tempo estimado: quatro aulas
Material necessário- Imagens: Foto da Princesa Isabel e imagens dos escravos que representem a resistência, o trabalho e a liberdade (estas estão expostas na sala de aula) ;
- A carta da Lei Áurea.
Problematizar o processo da Abolição da Escravatura no Brasil, refletindo sobre a resistência. Apresentar e problematizar Lei Áurea, e como ficou a vida dos recém-libertos.
Conteúdos: Brasil Império; Abolição da escravatura.
Ano: 5º
Tempo estimado: quatro aulas
Material necessário- Imagens: Foto da Princesa Isabel e imagens dos escravos que representem a resistência, o trabalho e a liberdade (estas estão expostas na sala de aula) ;
- A carta da Lei Áurea.
Desenvolvimento
1° Aula
-Levar os alunos para visitar o Museu da Abolição, direcionando os olhares para a luta, a resistência, o que eles usavam e os instrumentos de tortura.
- A partir das imagens expostas na sala de aula, perguntar aos alunos se eles sabem o que é a escravidão;
- Discutir em sala de aula o que foi observado por eles no Museu da Abolição e quais foram suas sensações diante do que viram e ouviram;
Carta-Lei Áurea |
-Apresentando uma imagem da Princesa Isabel, perguntando aos alunos se sabem quem ela foi e o que ela fez de tão importante para a história do Brasil, explicando que a Princesa Isabel tornou-se regente do Império, uma vez que seu pai, D. Pedro II, encontrava-se em viagem pela Europa;
Princesa Isabel |
-Após a discussão apresentar para os alunos a carta da Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel.
3º Aula
-Solicitar na aula anterior que os alunos pesquisem sobre a abolição e como viviam os recém-libertos, e que tragam para está aula cartazes com as informações coletadas na pesquisa e que apresentem para o grande grupo;
- Pedir para que os alunos reescrevam a carta que representa a Lei Áurea e depois criem um mural com todas as cartas.
4ª Aula-Lançar as seguintes questões para os alunos: Como o negro era visto na sociedade e como é visto hoje? A discriminação racial ainda existe?Como?
O trabalho escravo ainda existe? Será que a abolição garantiu os direitos mínimos de cidadania?
O trabalho escravo ainda existe? Será que a abolição garantiu os direitos mínimos de cidadania?
-Após a reflexão pedir para que os alunos produzam textos de como ele perceberam a abolição da escravatura.
Avaliação
- Será avaliada a participação dos alunos em todos os momentos , desde os questionamentos e as atividades propostas; o comprometimento e a qualidade das informações trazidas pelos alunos na elaboração e apresentação dos cartazes sobre os abolicionistas.
Boa aula,
ResponderExcluirMas pouco organizada. (A exposição do Museu da Abolição que conheço não foca instrumentos de tortura).
Mas ainda que foque. A visita observa um objeto e as aulas exploram outro (a lei áurea).