segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA (2)




Objetivos:

·        Reconhecer o processo da Abolição da Escravatura no Brasil;

·        Identificar resistência escrava e o movimento abolicionista;

·        Apresentar Lei Áurea;

·        Confeccionar um mural com imagens sobre o tema;

·        Produzir um texto sobre o tema estudado.

 

Conteúdos: Brasil Império e Abolição da escravatura.

Série: 5º ano

Tempo: duas aulas

 

Material necessário:

·        Fotos do Museu da abolição, da Princesa Isabel;

·         Imagens dos escravos que representem a resistência, o trabalho e a liberdade  (estas estão expostas na sala de aula);

·         A carta da Lei Áurea;

·        Uma caixa para colocar as imagens e fotos.

 

Desenvolvimento

 

1ª aula

- Levar para os alunos as fotos do Museu da Abolição, (perguntar para os alunos se eles reconhecem o lugar que aprece nelas) contando para os mesmos que o sobrado que abriga o museu era um engenho de açúcar, que foi construído, no século XVIII pelo fidalgo Pedro Duro, casado com Madalena Gonçalves. E nele há a exposição de peças que representam o cotidiano senhores e dos escravos.

- Perguntar para os alunos o que eles entendem como abolição, explicando que o processo que levou ao fim da escravidão no século 19 foi longo e difícil. Ressaltando a resistência escrava (formação dos quilombos, fugas arriscadas, uso da força, violência, desobediência, etc.) e o movimento abolicionista.

- Dividir os alunos em seis grupos e pedir para que eles criem um mural com as imagens e fotos. Cada grupo terá que escolher um dos títulos dos cartazes: Escravidão, cultura e resistência.

 

2ª aula

- Apresentando uma imagem da Princesa Isabel, perguntando aos alunos se sabem quem ela foi e o que ela fez de tão importante para a história do Brasil, explicando que a Princesa Isabel tornou-se regente do Império, uma vez que seu pai, D. Pedro II, encontrava-se em viagem pela Europa;

- Após a discussão apresentar para os alunos a carta da Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel.

- Solicitar que os alunos produzam um texto falando sobre a abolição da escravatura, relatando suas impressões.

 

Avaliação

Será avaliada a participação dos alunos nos dois momentos, desde os questionamentos e as atividades propostas.


 

RELATOS DA EXPERIÊCIA: aplicação do plano de aula abolição da escravatura.


APRESENTAÇÃO: Este relatório apresentar as experiências vivenciadas junto com a turma do 5º ano de uma escola da Prefeitura de Camaragibe, localizada no bairro de Vila da Fábrica. Os objetivos das aulas aplicadas foram permitir que os alunos reconhecessem o processo da Abolição da Escravatura no Brasil, identificassem resistência escrava e o movimento abolicionista, apresentando presentando a Lei Áurea;


MÉTODOS E TÉCNICAS:

Aplicamos as atividades em dois momentos, utilizando a metodologia da Educação patrimonial.

No primeiro momento, os alunos foram organizados em um grande circulo e distribuímos as fotos do Museu da abolição. Em seguida questionamos os alunos se eles reconheciam aquele lugar e só nove alunos, de uma sala de trinta, sabiam que as fotos representavam o museu. Após isso contamos onde está localizado o museu (mostrando em um mapa) e o que no passado o sobrado era um engenho de açúcar. Feito isso começamos a falar do tema da aula: perguntamos o que seria a abolição da escravatura, falamos sobre a questão da resistência escrava e o movimento abolicionista (sempre considerando os conhecimentos prévios dos alunos). Ao final foi solicitado que os alunos se dividissem em seis grupos para a confecção de cartazes, com as imagens que estavam dentro de uma caixa. Cada grupo escolheu entre os títulos: Escravidão, cultura e resistência.

No segundo momento apresentamos uma imagem da Princesa Isabel, perguntando se os alunos sabiam quem era aquela mulher, em seguida falamos quem ela era e a partir disso apresentamos sobre a Lei Áurea e o que essa lei representou na vida nos cidadãos negros (escravos) daquela época. Um ponto muito importante foi que os alunos levantaram questões sobre o preconceito, sobre a capoeira como dança e forma de resistência. Apresentamos aos alunos a carta da Lei Áurea e pedimos para que eles produzissem um texto que falasse sobre suas impressões em relação ao tema estudado nas duas aulas.


RESULTADOS- Percebemos, no decorrer das atividades, que poucos eram os alunos que tinham visitado algum museu e que para eles só em ver as fotos, já despertou o interesse sobre a aula. No inicio da aula foi um pouco difícil a questão da interação dos alunos, talvez por que estavam acostumados com aulas expositivas, mas aos poucos eles se envolveram. As aulas foram muito animadas e os alunos participaram muito bem.

DISCUSSÃO- As dificuldades começaram a aparecer antes de entrarmos na sala de aula, pois não foi permitido pela direção da escola que levássemos os alunos para visitar o museu da abolição, depois tivemos como obstáculo encontrar um professor que cedesse um espaço em seu calendário para que pudéssemos aplicar as aulas e devido a isso só aplicamos duas aulas.

 

Um comentário:

  1. Amanda,
    O planejamento é feito com antecipação justamente para superar os obstáculos. Se sabias que a direção não iria permitir a saída da turma, deverias ter proposto outro planejamento.
    No relato apresntado vejo que as fotos foram o objeto da aula, não o museu fotografado.
    Abraços,

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